Notícias

Petillo no Círio 2014

Clique para ampliar

Pelo nono ano consecutivo, os perfis de alumínio da Petillo serão utilizados nas estações do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Nagib Charone, engenheiro responsável pela criação das estações, falou sobre a qualidade do produto da Petillo. “Quando eu conversei sobre o projeto com o Petillo em 2005, ele me sugeriu um perfil com liga estrutural e foi um sucesso. O alumínio é maravilhoso, muito leve e resistente. Superou as expectativas”, disse Nagib. 

A ideia das estações foi importante para solucionar um dos grandes entraves do Círio, que era a imprevisibilidade do tempo da procissão. Antigamente, como as cordas eram puxadas pelos romeiros de modo aleatório, o trajeto muitas vezes atrasava e demorava bastante para ser concluído. “Hoje em dia, como as cordas ficam atreladas às estações, é possível planejar a hora que o Círio vai terminar”, ratifica Nagib. 

A Petillo também contribuirá para o Círio fornecendo a cúpula que abrigará a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Ela será utilizada após a Trasladação, na Catedral da Sé, e durante a missa do dia seguinte. César Freitas, profissional da Petillo que ficou à frente do processo de produção da cúpula, explica os detalhes dela. “Nós utilizamos um vidro bem resistente para dar segurança - de tipo incolor com espessura de 8mm - e base em alumínio anodizado fosco”, explica.